sexta-feira, 1 de novembro de 2019

                                 Índios Guarani   

   Os guaranis foram índios que formam o maior povo em quantidade de indivíduos a viver no Brasil. O povo guarani foi um dos primeiros a serem contatados após a chegada dos europeus na América do sul, cerca de 500 anos atras. Antigamente os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam de caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, batata-doce e principalmente mandioca, eles domesticavam animais de pequeno porte, como por exemplo, porco do mato e capivara. Naquela época eles não conheciam cavalos, boi e galinhas. Atualmente no Brasil, os guaranis vivem nos estados brasileiros do Mato Grosso do sul, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Santa Catarina e Tocantis. Atualmente também no Pais, há cerca de 57 mil indivíduos, conforme o IBGE ( instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Também há indígenas guaranis na Argentina, Bolívia e no Paraguai. A maior parte dos guaranis vivem na Bolívia, onde há cerca de 78,3 mil indivíduos, no Paraguai existem cerca de 41,2 mil e na Argentina 6,5 mil. Atualmente no Brasil, vivem cerca de 51.000 índios Guarani. Os guaranis vêm seu mundo como uma região de matas, campos e rios, como o território onde vivem segundo seu modo e sua cultura milenar.
   Os guaranis são divididos em Kaiowá, Mbya e Ñadeva. São conhecidos, dependendo do local, como avá, chiripá, Kainguá, monteses, Baticola, Apyteré e Tembukuá. Os grupos deles são diferenciados internamente pela maneira como manifesta a cultura, a organização social e a politica. Os guaranis são coletores e caçadores. O espaço físico que habitam é denominado tekoha, terra. São indivíduos que se autodeternimam  como extensão da terra onde pisam.
  A cultura guarani, os índios guaranis, também chamados de grandes povos, acreditam que foram criados por Tupã para admirar a terra. O primeiro guarani, Namandú, fez da terra seu leito. A admiração é manifestada pela palavra. O idioma guarani pertence ao tronco linguístico tupi-guarani, de onde derivam 21 línguas. A organização social e os cantos estão entre as mais evidentes manifestações culturas do povo guarani. Para eles, os cânticos guarani são entoados como uma forma de demonstrar aos deuses que existem sobre a terra, sua música também é entoada para o controle das forças da natureza, como falta ou excesso de chuva, os cantos são entoados ao som de cabeças transformadas em instrumentos musicais. Também para os guaranis a terra de Tekoha é parte integrante da família.
                     
                             Mikaella, Rayka, Ariane e Juliana. 7v2.
  
          

2 comentários:

  1. bom..foi muito interessante o passeio ate a aldeia aprendi muitas coiasas. ass:kalyane micaele nogueira chagas.

    ResponderExcluir
  2. texto muito interessante e bem explicativo
    Varley 7v2

    ResponderExcluir