ALDEIA PIRAQUÊ-AÇU
A visita a aldeia foi bem interessante e vamos contar um pouco:
Além da roda de conversa nós também fomos a uma trilha , lá aprendemos como funcionam as armadilhas indígenas , a vegetação do local, como algumas árvores etc.
Artesanato
Na aldeia vimos que Além do turismo o artesanato e uma das fontes de renda deles. Eles vendem pulseiras, cordões, brincos ,tererê ,arco e flecha , cestos e muito mais instrumentos. Sendo que algumas coisas eram feitas com materiais da própria natureza como:brincos de penas ,no lugar de miçanga sementes,cestos de madeira e muitas outras coisas.

Localização Localização os tupiniquins habitavam três terras indígenas no norte do espírito santo.todas estas situam-se no município de Aracruz, próximas a essa cidade e também a de santa cruz e vila do riacho. Além dessa existem mais 6 aldeias no município.
Cultura
Hoje a cultura dos indígenas de hoje é muito diferente do passado , pois agora eles utilizam as tecnologias de hoje em dia , mesmo assim os guaranis foram os que mais preservaram sua cultura .
Os Piraquê-Açu são politeístas mas seu principal deus é o Nhanderu .
Quando nascem as crianças recebem o nome pelo pajé em um ritual . Por causa da sua cultura Nas escolas eles aprendem a língua guarani e depois o português .

Eles usam pinturas no corpo que segundo eles simulam os animais , fortalecem o corpo e ajudam na camuflagem.
As músicas são baseadas nas caças, natureza e na família. Eles utilizam diversos instrumentos como berimbau, caxixi, violão, tambor , etc. Veja um pedaço acima .
ass: Luiza, Elaine , Jaieny, Hemilly, Kamilly e Fabiana . 7ºv1
Gostei muito sobre o que o cacique disse na roda de conversa e vou tentar proucurar o filme para eu ver
ResponderExcluirASS: DAVI E AYSLA
E gostei sobre o artesanato e também gostei que eles mantiveram a cultura deles, sobre o ritual e a dança.
ResponderExcluiramei o trabalho de vcs muito bom babys
ResponderExcluir