Quando chegamos na aldeia,fomos bem recebidos pelo cacique Caraí que em português significa Pedro. Começamos com uma roda de conversa com o Cacique, e com seu filho Rodrigo e com o guarda e guia Valter, onde tiramos nossas duvida.
Na roda de conversa eles falaram que fizeram um filme em 2009 chamado "Como a Noite Surgiu", mas para encontrar o filme na internet é preciso colocar mitos e lendas indígenas.
A cultura deles mudou muito, hoje em dia tem índios prefeitos e vereadores. Uma coisa bem interessante, é que a maioria das pessoas e os livros acham que eles não evoluíram e são os mesmos de séculos atrás. Mas eles evoluíram assim como nós, eles têm carros, motos e acesso a tecnologia entre outras coisas. Eles acreditam em vários deuses como o deus do sol, da lua,e da mata, porém o Deus mais importante é o Nhanderu
imagem do Deus Nhanderu
Os guerreiros faziam uma dança chamada Tchanderu que é preciso dançar por 3 dias e 3 noites para fortalecer os ossos e eles se sentiam mais fortes e mais rápidos para caçar. Hoje em dia eles não utilizam a caça para se alimentar eles pescam e fazem armadilhas para pegar animais, mais por exemplo, eles não comem animais prenhos, filhotes ou se estão magros, ou seja, eles respeitam a época da natureza.
vídeo da armadilha
Eles também fazem artesanatos para vender, já que não tem alimento suficiente na aldeia então eles tem que comprar fora.
Eles estudam na aldeia do 4 ano até o 8 ano depois eles tem que estudar em escolas fora da aldeia. Depois da roda de conversa fizemos uma trilha de dois grupos, um guiado pelo Rodrigo e o outro pelo Valter que era o que nós estávamos, ele nos mostrou o mangue que tinha três tipos de árvores: a branca, a preta, e, a vermelha, em seguida mostrou o jequitibá amarelo, ela é muito grande e que ele servia para a construção de moveis, navios e etc.
armadilha
jequitibá amarelo
mangue
Depois ele mostrou como é feita a armadilha para capturar animais como coelhos, cotias, etc.
Seguimos a trilha e o guia nos mostrou uma árvore medicinal chamada Mescla, que dela eles retiram uma substancia branca com um cheiro forte, que serve para problemas respiratórios como:asma, sinusite, bronquite,etc .
árvore medicinal: mescla
Assim acabamos nossa trilha e fomos ver uma apresentação deles , foi muito legal .Seguimos o passeio e para fecha com chave de ouro,nós visitamos a feira de artesanato onde tinha: arco e flecha, brincos, pulseiras, apitos, chocalhos, etc... Tudo feito com muito capricho.
Infelizmente o passeio acabou mas só naquele tempo em que ficamos lá aprendemos muito mais sobre a cultura deles
entrada da aldeia
ocas
árvore espinhosa
paisagem
Autores:
Ana Carolina, Ana vitória, Camilly Braga, Laysa nunes, Raylane Thaina. 7v1
Obrigado por ler ate aqui
ResponderExcluirgostei achei bem criativo asṣ;roberta 7v1
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirachei bem resumido e interessante ass;maria e roberta 7v1
ResponderExcluir