quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Chegada a Aldeia Piraque-açu

Quando chegamos a aldeia fomos bem recebidos pelo cacique, conversamos sobre um filme gravado na aldeia e a novela, conversamos também sobre as suas culturas e tradições que mudaram com o tempo. 

Sobre o filme: Aprendemos sobre um filme chamado '' Como a Noite Surgiu '' Esse filme fala sobre um peixe muito grande que protegia as águas, esse peixe tinha uma filha muito bonita, essa menina era a guardiã da flor da noite já que fora das águas não havia noite, um índio muito valente estaria a procura de uma índia para se casar, então um dos índios falou sobre essa moça mas avisou que era impossível chegar até essa ela pois ela era filha de um peixe muito valente, então ele foi a procura do peixe e ficou chamando o seu nome a beira do rio, mas o peixe não aparecia, depois de muito tempo o peixe apareceu perguntando o que o índio queria, então o índio o respondeu: 
- quero me casar com a sua filha. Então o peixe percebeu que ele era um índio muito corajoso e lhe disse que iria entregar a filha dele. Mas quando o índio estava já com a sua esposa, ele queria ter relação sexual com ela, mas logo ela lhe disse que não poderia ter nenhum tipo de relação antes do anoitecer, mas ele não conhecia a noite, então ele mandou alguém ir buscar o fruto da noite nas águas do rio, mas ele quando estavam com o fruto da noite não aguentaram de curiosidade e abriram o fruto antes de chegar. Então se espalhou uma grande escuridão.

Estilo de vida:Eles recebiam um nome indígena dado pelo cacique,e depois recebiam um nome dado pelos país para ser registrado no cartório.
   Nas escolas eles aprendiam tudo o que a gente aprende nas escolas atuais , primeiro eles aprendem a língua indígena até o oitavo ano e depois eles iam para uma escola fora da aldeia para aprender o português . Eles sofrem muito preconceito pois alguns não se acostumam-se bem com outro ambiente que não seja o deles ou também por causa do fato deles serem índios . 
    Eles usavam muitos plantas medicinais para curar doenças das pessoas da aldeia 


Localização:
  Localizada na Rodovia ES-010,próxima a ponte de Santa Cruz ,  é a menor de todas em extensão territorial com apenas 50,5 habitantes e também é a menos povoada,e conta,em sua maioria,famílias índigenas.


                 Imagens de alunas na aldeia :







5 comentários:

  1. eu gostei muito porque fala do filme,a localizaçao, e um pouco da vida deles como eles recebem o nome atraves do cacique e como eles estudam ass weiciany 7v2

    ResponderExcluir
  2. gostei muito pois vcs explica muita coisa ficou ótimo se eu podesse dava dez no trabalho de vcs thaissa 7v3

    ResponderExcluir